O Poder do Tarô

Trecho de entrevista dada pelo israelense Yoav Ben-Dov a Enrique Enriquez:

“O poder do Tarô está em suas imagens. É um trabalho de arte vivo que envolve diversos séculos, e passou por diversas transformações através de incontáveis mãos e olhos. O resultado é uma combinação de imagens que possuem um poder muito misterioso sobre as pessoas – você olha para elas e elas trazem à sua mente conteúdos que podem mudar sua vida.

O tarô é um sistema flexível.

Você pode redesenhá-lo em diferentes estilos e a mágica continua a funcionar. Isto é o que torna possível as novas versões. Mas o poder é diluído quando você deixa o caminho original.

Frequentemente as pessoas que utilizam o Tarot de Marseille experienciam isto: as novas versões comparadas parecem fracas e sem vida. Como um baralho de tarô moderno pode competir com 600 anos de uma tradição viva e envolvente? Uma tradição que passou por muitos olhos e mãos de muitos mestres?

O poder das cartas não está na sua origem, mas na sua evolução. Por alguma razão, as pessoas sentem necessidade de preservar e desenvolver esta coleção de imagens. Por que elas fazem isso? Acredito que o poder das imagens por si só trabalhem nelas e as motivem.”

Nicolas Conver Restaurado

O dr. Ben-Dov realizou um bonito trabalho de restauração do baralho de Nicolas Conver. O CDB Tarot de Marseille é o resultado de mais de três anos de restauração e adaptação. Reproduz fielmente os detalhes e os símbolos do baralho de Tarô tradicional mais influente e apreciado  - os cartas impressas por Nicholas Conver em Marselha, 1760. Os detalhes das linhas e a coloração foram retirados de diferentes impressões do jogo original e adaptados para a tecnologia moderna de impressão. Pode ser conferido aqui.

Os comentários estão fechados.

Patrocinado